Dúvidas Frequentes

Tire aqui todas as suas dúvidas de pintura!

tirar dúvidas

Amigo Pintor

Amigo Pintor faça seu cadastro aqui e fique por dentro das promoções e novidades!

acessar

Simuladores de Cor

Utilize aqui nossos simuladores, para saber como ficará seu projeto...

fazer simulação

Promoções

Aproveite nossas Promoções...

+ detalhes

Combinações de Cores

Combinações de Cores

Combinando as Cores:

As cores podem ser combinadas de várias formas e sem preconceitos, mas quando surge a dúvida, surge também a insegurança para saber qual a melhor combinação.

Existe dentro da teoria das cores algumas harmonias possíveis, que na verdade não são regras nem determinações e sim possibilidades, mas antes de tudo é importante lembrar da afirmação do artista plástico Josef Albers, um dos maiores estudiosos em cores :

“ Acredito que qualquer cor funcione com qualquer outra… e que a harmonização de cores seja apenas mais uma possibilidade de reuni-las e não a única desejável. Quaisquer duas cores podem criar uma relação instigante. Isso parece bastante simples, mas uma vez que o efeito depende da quantidade, posicionamento, forma, recorrência, plano, luz, etc, o desafio permanece… e requer um olho treinado para enxergar possibilidades.”

Entendendo que todas as combinações são soluções possíveis e livres de qualquer tipo de preconceito em relação à escolha das cores, nossa proposta é fazer um estudo sobre as várias possibilidades, por meio de exercícios para que acumulemos referências e experiências na organização e harmonia das cores.

*Combinação Monocromática.

É o esquema de cores onde utilizamos várias
onalidades de uma mesma cor, por exemplo,
no leque você pode escolher vários tons de uma
mesma página. Este tipo de combinação é muito fácil de ser feita e sempre resulta em uma harmonia agradável e equilibrada, mas em alguns casos, pode deixar o ambiente um pouco monótono.Para dar mais dinamismo ao ambiente, podemos usar tonalidades com bastante contraste, assim podemos destacar paredes, quadros, móveis, objetos, etc.

*Combinação de cores Vizinhas (análogas).

É a combinação entre cores que estão lado a lado no círculo cromático, por exemplo, vermelhos e laranjas, amarelos e verdes, azuis e violeta, entre outras. Neste tipo de combinação, obtemos um resultado mais alegre e moderno. Você pode eleger sua cor preferida em uma tonalidade mais forte em uma das paredes, colunas, nichos e escolher uma cor vizinha em uma tonalidade mais suave para as demais paredes ou usar as cores vizinhas para almofadas, tapetes e objetos de decoração.

*Combinação de cores Opostas (complementares).

É a combinação de cores que estão do lado oposto no círculo cromático, por exemplo, vermelhos e verdes, amarelos e violetas, azuis e laranjas, entre outros. Este tipo de combinação dá um ar mais ousado e vanguarda ao ambiente. O alto contraste entre as cores imprime dinamismo e energia aos ambientes. Para deixar o ambiente mais tranqüilo, você pode usar tonalidades mais suaves ou queimada das cores, amenizando um pouco o contraste (por exemplo, amarelo com lilás em tons pastel). Ainda que haja uma técnica para combinar cores, não podemos deixar de pensar e respeitar principalmente no nosso gosto pessoal, lembrando sempre que nós é que habitaremos os ambientes e ele precisa estar bonito e harmonioso aos nossos olhos e sentidos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>